quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atividade 1.4 - Reflexões iniciais

No estudo que realizamos acerca deste novo contexto da educação, concluímos que vivemos numa sociedade da aprendizagem, onde aprender constitui uma exigencia social crescente que leva o indivíduo em busca do conhecimento, na tentativa de aprender a cada mais.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento. No entanto, exige-se maiores capacidades ou competencias cognitivas, cujo principal veículo continua sendo a escrita.
É necessário aprender a conviver com a diversidade de perspectivas, como relatividade das teorias, como a existência de múltiplas interpretações de toda informações para contribuir seu ponto de vista. Portanto não cabe mais se fossem verdades acabadas, mas ajudá-los a construir sua própria verdade.
No ritmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos , ninguém pode estabelecer os conhecimentos que os cidadãos precisarão dominar para poder enfrentar as demandas sociais que lhes serão colocadas, é necessário formar esses cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis e autônomos, criando estratégias de aprendizagem adequadas.
Para satisfazer essa demanda, a nova cultura da aprendizagem requer ensinar aos alunos, a partir das diferentes áreas do currículo, cinco tipos de capacidades para a gestão meta cognitiva do conhecimento:
Competências para aquisição, interpretação, Análise, compreensão e comunicação da informação.
Para mudar as formas de aprender dos alunos é preciso mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, mas só se tornarão possíveis se houver uma mudança de maturidade.
O acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas educacionais. Neste sentido, que, não pode ter acesso às múltiplas formas culturais de recomendação simbólica socialmente construídas, está socialmente, economicamente e culturalmente empobrecido. Na sociedade da aprendizagem converter esses sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, será um dos maiores desafios a ser enfrentado por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.

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